Goiás inicia coleta de dados para documento oficial da COP 30 e conta com apoio da FGM


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD) iniciou, com apoio da Federação Goiana de Municípios (FGM), a coleta de informações que irão compor o documento oficial “Goiás como provedor de soluções climáticas”, a ser apresentado durante a 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima (COP 30). A iniciativa integra a programação da Pré-COP Goiás, que será realizada no dia 5 de junho de 2025, em Goiânia, durante a Semana do Meio Ambiente.

A ação faz parte de uma estratégia estadual para consolidar a imagem de Goiás como referência subnacional na agenda climática internacional. Para isso, a SEMAD convida instituições públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil a contribuírem com o preenchimento de um formulário eletrônico, que ficará disponível por 15 dias corridos a partir do recebimento do ofício. As informações coletadas subsidiarão os debates da Pré-COP e a construção do documento oficial que será levado à COP 30.

O formulário busca mapear projetos em andamento, soluções climáticas e visões estratégicas dos setores goianos, e deve ser preenchido com informações técnicas, sempre que possível acompanhadas de evidências documentais. Também é solicitada a indicação de um(a) representante institucional com poder de decisão para participação nos painéis temáticos da Pré-COP, voltados aos setores com maior emissão de gases de efeito estufa.

A FGM reafirma seu compromisso com o fortalecimento da pauta ambiental nos municípios e destaca a importância dos gestores municipais em contribuírem com informações relevantes, que representem as realidades locais e ampliem o protagonismo do Estado na construção de políticas públicas climáticas mais eficazes.

Durante a Pré-COP Goiás, serão realizados cinco painéis com os principais setores emissores, onde serão apresentadas soluções práticas e estratégias em curso. As contribuições enviadas via formulário poderão ser debatidas nesses encontros.

Dúvidas e orientações técnicas podem ser esclarecidas com a equipe da Gerência de Mudanças Climáticas e Serviços Ecossistêmicos (GECLI/SEMAD), pelo WhatsApp: (62) 9 9329-9232 – Heitor Neves.

Acesse o Formulário de Contribuições Climáticas