FGM participa de evento sobre administração do Legislativo Municipal
Com o objetivo de qualificar os gestores legislativos para atender aos anseios da população, ocorreu na manhã desta terça-feira (21) o seminário TCM e o Legislativo Municipal: Novo conceito de administração, organizado pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO). A Federação Goiana de Municípios (FGM) foi representada pelo presidente Haroldo Naves durante evento realizado na Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag).
Haroldo Naves ressaltou a necessidade da sintonia entre Municípios, entidade municipalistas, órgãos de fiscalização e câmaras municipais para enfrentar os momentos de dificuldades econômicas enfrentadas pelas gestões locais.
O presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, aproveitou para destacar o objetivo do tribunal de contas em orientar e prevenir os presidentes de câmaras no exercício da gestão. Segundo ele, uma das metas do TCM é estabelecer parcerias com o legislativo municipal para auxiliar nos próximos quatro anos. “Quem julga as contas das Câmaras é o TCM e, a cada dez presidentes, seis ou sete têm problemas com o tribunal e acabam inelegíveis”, alertou.“Temos que buscar a capacitação dos nossos gestores municipais para garantir um modelo de profissionalização e gestão capaz de dar subsídios pra enfrentarmos essa crise que afetou os Municípios”, afirmou o presidente da FGM que ainda convidou os participantes para participarem do evento sobre recuperação de receitas e soluções para a crise fiscal e financeira nos municípios, que será realizada no dia 15 de março (mais informações em breve).
O eventoPor sua vez, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, ressaltou o privilégio de receber o evento na cidade que visa qualificar o trabalho do legislativo. “A cada dia, a população exige mais uma administração que saiba estabelecer prioridades e que respeite os compromissos de campanha. Para esse processo, o papel dos vereadores é fundamental para o avanço da qualidade municipal”, ressaltou.Prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Foto: Luiz Fernando Rodrigues)
O evento pretende reunir presidentes de Câmaras e vereadores dos 246 municípios goianos para debater o Aperfeiçoamento dos Instrumentos de Planejamento Governamental (PPA, LDO e LOA), Novas Competências na Análise e Julgamentos das Contas de Gestão, além de informações relativas aos subsídios dos agentes políticos, incluindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no que se refere ao pagamento de 13º salário e de terço de férias aos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Também participaram do evento o deputado federal, Daniel Vilela; o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; o presidente da União dos Vereadores de Goiás (UVG), Ricardo de Oliveira Carneiro; e conselheiros do TCM-GO.
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025