Ministra do STF discute Royalties do Petróleo com movimento municipalista
A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, recebeu representantes do movimento municipalista, encabeçado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) e os governadores do Piauí, Wellington Dias; e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; na manhã desta segunda-feira, 9 de março, para iniciar os debates referentes aos royalties de petróleo. O julgamento da constitucionalidade da Lei 12.734/2012, que estabelece critérios mais justos de distribuição dos royalties de petróleo, está previsto para o dia 29 de abril.
Cármen Lúcia marcou reunião no sentido de ouvir os respectivos interessados, para avaliar os impactos e posicionamentos, com vistas a trabalhar uma decisão que seja mediadora para as partes. O movimento municipalista foi representado pelo supervisor da assessoria parlamentar da Entidade Nacional, CNM, André Alencar.
O julgamento da distribuição dos royalties é um pleito histórico da pauta prioritária municipalista. Em março de 2013, decisão monocrática da ministra Cármen Lúcia suspendeu os efeitos da Lei 12.734/2012. Desde então, se aguarda o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 4.916, 4.917, 4.918 e 4.920, que questionam a constitucionalidade da legislação.
Fonte FGM com informações da CNM.
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025