Votação do novo Fundeb é suspensa
A votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 15/2015, do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi suspensa por conta das medidas de prevenção ao novo coronavírus.
Agora, é necessário aguardar regulamentação da Resolução nº 14/20, da Mesa Diretora, que institui o Sistema de Deliberação Remota (SDR) – ferramenta que possibilitará a discussão e votação de proposições à distância. A regulamentação deve ocorrer na próxima semana. Apesar de não ter ainda os detalhes dos novos procedimentos, a Comissão Especial ratificou, em nota oficial, que a utilização de recursos tecnológicos viabilizará a apreciação de temas de grande relevância para o país, entre eles o Fundeb.
A Federação Nacional de Municípios (FGM) continuará acompanhando todas as decisões relativas à tramitação da PEC do Fundeb e realizando as articulações necessárias para assegurar o caráter permanente do Fundo. A entidade também atua para garantir que não sejam aprovadas propostas que prejudiquem as conquistas municipalistas já consolidadas.
O presidente Haroldo Naves, ressalta que o Fundeb é um dos temas prioritários para FGM na luta municipalista em 2020. “Aguardamos a regulamentação da votação a distância para voltar a pauta esse importante projeto. Nós da FGM alinhados com a CNM estamos vigilante ao relatório da Professora Dorinha para que os municípios não sejam prejudicados”.
Compartilhar
Relacionadas

22 maio 2025
Atualização do CadÚnico é obrigatória para manter ou ingressar no ProBem

22 maio 2025
Governo de Goiás divulga programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025

22 maio 2025
Governo Federal lança novo ciclo do Minha Casa, Minha Vida com 130 mil moradias e reforça apoio a municípios de todos os portes

22 maio 2025