COVID-19: Medida Provisória garante reposição de perdas no FPM
Atendendo a uma reivindicação do Movimento Municipalista, o Governo Federal publicou no último dia 02, a Medida Provisória (MPV) 938, que garante a reposição de perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em relação ao ano de 2019. A MPV também fará a reposição de perdas para os Estados, que recebem o Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Pelo texto, quando houver uma variação negativa no FPM no período de março a junho, em relação ao mesmo período do ano anterior, será feita a reposição, sem atualização monetária, até o décimo quinto dia útil posterior ao mês em que houve perda. Para cada mês foram reservados quatro bilhões, dezesseis no total, e caso a variação seja superior a esse valor será possível, mediante autorização do Ministério da Economia, que se utilize os recursos disponíveis para o mês seguinte. O total, todavia, não poderá exceder os dezesseis bilhões.
Como ressalta a equipe de finanças da Federação Goiana de Municípios (FGM) os valores repassados por conta da Medida Provisória não são FPM e não têm o desconto do FUNDEB, embora permaneça a vinculação constitucional para os gastos com educação e saúde.
O mês de março teve uma variação negativa, em relação a 2019, e será complementado, em R$ 522,037,354.19. Para os municípios goianos serão distribuídos, até o dia 22 de abril, o total de R$ 19.413.504,53, conforme a tabela abaixo:
Fonte: FGM
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025