Atenção: Para a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começará no dia 16 de abril
A federação Goiana de municípios (FGM) informa aos gestores municipais sobre segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa em 16 de abril com o segundo grupo prioritário. Agora, além de profissionais das forças de segurança e salvamento e de doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também deverão ser imunizados nesta etapa. De acordo com o Ministério da Saúde, novas remessas de lotes da vacina são enviados semanalmente aos Estados – que são responsáveis pela distribuição para os Municípios.
A FGM reforça que a vacina contra a influenza não protege do novo coronavírus (Covid-19). Porém, ela imuniza a população contra outros vírus ajuda a um diagnóstico mais rápido da doença e reduz a pressão no sistema de saúde.
Com a inclusão dos motoristas na segunda fase da campanha, os professores passarão a ser vacinados na terceira etapa – agendada para 9 a 22 de maio. Devido a suspensão das aulas, o governo federal optou pelo remanejamento a fim de vacinar primeiro grupos que estão expostos diariamente nas ruas na prestação de serviços essenciais e que não foram interrompidos.
Também na terceira fase estão no grupo prioritário crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A meta da campanha é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional ocorrerá em 9 de maio.
Antecipada neste ano de 2020, a campanha já iniciou a vacinação de pessoas com mais de 60 anos e de trabalhadores da saúde. Ainda segundo a pasta federal, por ora, 15,6 milhões de doses foram aplicadas em idosos, representando 62,6% da população a ser alcançada. Em relação aos trabalhadores de saúde, foram vacinados 2,6 milhões, alcançando 52% da meta.
A FGM comunica ainda aos gestores municipais que o Ministério da Saúde recomendou aos Estados e Municípios que seja adiada a vacinação de rotina, principalmente das crianças, durante a primeira fase da campanha contra a gripe. A pasta afirma que a população deve aguardar a conclusão desta etapa, em 15 de abril, para procurar os postos de saúde para se vacinar. A medida é preventiva com o objetivo de reduzir o contato de idosos e crianças, uma vez que estas são consideradas importantes transmissores e disseminadores das doenças respiratórias.
Fonte: FGM com dados da CNM.
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025