Segundo repasse do FPM, em abril, é superior que o previsto
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou ontem (16) os valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que serão creditados aos municípios brasileiros na próxima segunda-feira (20). O valor divulgado, de R$ 708.084.740,63, é superior ao previsto pela própria STN. Para os municípios goianos, segundo cálculo da Federação Goiana de Municípios (FGM) é de R$ 32.915.284,25.
Em termos nominais o repasse que será efetivado, sem considerar a inflação no período, é 4,06% maior que o repasse feito no mesmo período do ano anterior. Apesar desse ganho, se for mantida a previsão para o terceiro repasse, haverá perda em relação a 2019 e a consequente complementação dos valores, para que se igualem ao mesmo valor nominal recebido no ano anterior, como prevê a Medida Provisória 938/2020.
A MP 938/2020 prevê essa complementação para os meses de março a junho, sempre que o valor repassado em 2020 for inferior ao repassado no ano anterior. Haroldo Naves, presidente da FGM, analisa que a complementação é uma importante medida, porém que ela deveria se estender até o final do ano e não somente até o mês de junho.
Na tabela abaixo, preparada pela equipe técnica da FGM, é apresentado os valores que serão creditados e os valores repassados em 2019.
Veja aqui o valor individual do seu município
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025