MP que possibilita regulamentação da Lei Aldir Blanc é aprovada
Os deputados aprovaram na quarta-feira, 29 de julho, a Medida Provisória (MP) 986/2020, que incluiu trechos de textos na Lei Aldir Blanc. Com a rejeição das emendas feitas pelo Senado à MP, fica mantido o texto original enviado pelo Executivo, que será promulgado.
Ao dar parecer favorável à matéria e justificar a rejeição das emendas, o relator, deputado José Guimarães (PT-CE), explicou que entidades representativas pediram a votação célere para que o dinheiro possa chegar o quanto antes aos trabalhadores e espaços culturais. O Movimento Municipalista, que acompanha os debates, também comemora a aprovação da MP, já que era condição para o governo federal poder publicar o decreto de regulamentação da Lei 14.017/2020.
Serão R$ 3 bilhões a Estados e Municípios como auxílio emergencial para o setor, impactado pela pandemia do novo coronavírus. Além da Lei prevendo o repasse, já foi aprovada abertura de crédito extraordinário por meio da MP 990/2020, que garantiu os recursos. Falta agora a publicação do decreto de regulamentação, a partir do qual os Entes saberão oficialmente que informações deverão preencher na Plataforma +Brasil para, assim, manifestar o interesse em receber os recursos.
Nas últimas semanas, o movimento municipalista, encabeçado pela CNM estiveram reunidos com a Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, e a pasta da Economia para dialogar sobre pontos importantes nessa regulamentação. Junto a outros representantes, estaduais e municipais, a entidade defende que seja estabelecida a divisão de competências entre os Entes quanto às ações previstas na nova legislação.
Fonte: FGM com dados da CNM
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025