PNAE Monitora aplicativo que já está disponível nas versões Android e iOS


A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores municipais que foi dando continuidade às ações de inovação, bem como transparência, controle e participação social do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibilizou as versões Android e iOS da ferramenta PNAE Monitora, criada para auxiliar os técnicos do programa no acompanhamento da política da alimentação escolar realizada nos estados e municípios. A plataforma estava disponível apenas na versão web, no site.
Os técnicos do FNDE e Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecanes) poderão acessar as lojas virtuais e fazer o download gratuito. Como auxílio para o monitoramento, os profissionais ainda contam com plataformas digitais móveis, como tablets ou celulares, para que o serviço seja feito com segurança.
Monitoramento in loco – Com periodicidade permanente, o monitoramento do PNAE voltou a ser realizado no mês de julho, mesmo neste período de pandemia. A abrangência é por amostragem nas Entidades Executoras – EExs (estados, Distrito Federal e municípios), de acordo com critérios de seleção indicativos de gestão positiva e negativa do programa. O escopo é o levantamento de dados, a análise e sistematização de informações e verificação do andamento da execução que visa corrigir possíveis distorções, aprimorar a gestão e subsidiar a sua avaliação.
Processo 100% automatizado – Na ferramenta há um roteiro a ser seguido, com organização de agendas e, ao término de cada visita, um relatório é gerado, facilitando a identificação e o combate às falhas de execução. Assim, os agentes conseguem acompanhar todo o processo de monitoramento apenas pelo sistema.
Em julho, o FNDE liberou a versão web do aplicativo e-PNAE. Neste caso, a ferramenta é voltada para toda a sociedade. Trata-se de um instrumento de controle social do PNAE, no qual pais, alunos, professores e toda a comunidade escolar poderão acompanhar e avaliar as ações de alimentação implementadas nas escolas públicas de todo o país. Na plataforma estão disponíveis ainda informações sobre a quantidade de estudantes beneficiados em cada instituição, nome do nutricionista e membros do Conselho de Alimentação Escolar vinculados à unidade de ensino e campo para interação com esses atores.
Fonte: FGM com dados FNDE.