Estimativa trimestral para o FPM demonstra queda contínua
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), publicou hoje (12) a estimativa para o repasse dos valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para os meses de agosto a outubro. De acordo com o órgão a tendência continua sendo de queda, que se confirmada deverá acumular uma perda anual de 7,78%, que representa 5,463 bilhões de reais, que deixaram de ser repassados aos municípios, conforme análise da área técnica de finanças da Federação Goiana de Municípios (FGM).
Para o mês de agosto a expectativa, em relação ao mês de julho, é de uma queda de 8,13%. As perdas serão mais significativas nos repasses referentes ao segundo e terceiro decêndio, conforme o quadro abaixo demonstra.
Para o presidente da FGM, prefeito José Cunha, “a situação realmente é preocupante, porque mesmo tendo sido aprovada Medida Provisória que prevê a recomposição das perdas, isso só vai acontecer dentro da dotação orçamentária reservada para isso, que é de 16 bilhões. Se as perdas continuarem crescendo esse valor pode não ser suficiente até o final do ano”, explicou o líder municipalista.
A FGM também calculou os valores que deverão ser repassados nos próximos dias 20 e 30. O cálculo é baseado na estimativa da STN, com valores apresentados líquidos, com a dedução do FUNDEB, PASEP e saúde, por faixa de FPM:
Fonte: FGM com dados do Tesouro Nacional
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025