Programa Bolsa Família inicia pagamentos de março a 14,52 milhões de famílias beneficiadas
O Ministério da Cidadania inicia, nesta quinta-feira (18), os pagamentos de março do Programa Bolsa Família, a 14,52 milhões de famílias beneficiadas. O valor total de repasses no mês é de mais de R$ 2,7 bilhões. Inclusão bancária entra na quarta e última fase, para quem possui final de NIS 1 e 2, além do público prioritário formado por Povos e Comunidades Tradicionais. Desde abril do ano passado, o número de famílias beneficiárias se mantém acima dos 14 milhões
Na divisão por regiões, o destaque em março de 2021 é o Nordeste, com mais de sete milhões de famílias atendidas e três estados com mais de 1 milhão de contempladas. A região Centro-Oeste conta com 702 mil. Para ter acesso a lista completa, acesse o link abaixo:
Confira a divisão dos repasses do Bolsa Família em março de 2021 por municípios (.PDF)
Como em todos os meses, os pagamentos terão início pelos beneficiários com o Número de Identificação Social (NIS) final 1, seguindo até o dia 31, conforme a tabela abaixo. As parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário, e os beneficiários podem conferir no extrato de pagamento a “Mensagem Bolsa Família” com o valor do benefício. A capacidade de atendimento do Bolsa Família leva em conta a disponibilidade orçamentária e a estimativa de pobreza em cada município. Para receber o benefício, é preciso estar com informações consistentes e sem pendências no Cadastro Único do Governo Federal.
Poupança Social Digital
Também nesta quinta-feira, tem início a quarta e última fase de inclusão bancária na Conta Social Digital, seguindo o calendário de pagamentos do programa. Neste mês, serão incluídas as famílias que possuem final de NIS 1 e 2, além do público prioritário do Bolsa Família, os Povos e Comunidades Tradicionais, como indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e pescadores artesanais. A estimativa é que a ação alcance mais três milhões de famílias apenas neste mês.
A inclusão bancária teve início em dezembro do ano passado, resultado de uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Caixa Econômica Federal. Com a Poupança Social Digital, os beneficiários do Bolsa Família passam a contar com serviços bancários e digitais, tendo as opções de saques e de pagamentos de benefícios do programa ampliadas. A iniciativa beneficiará, ao todo, aproximadamente nove milhões de famílias.
Fonte: FGM e Ministério da Cidadania
Compartilhar
Relacionadas
4 fev 2025
FGM alerta sobre Certificados Falsos e Concessão Indevida de Benefícios
4 fev 2025
Restrição ao uso do celular nas escolas já está valendo
4 fev 2025
Assistência Social: reduções no orçamento e lacunas no cofinanciamento comprometem o atendimento à população
3 fev 2025