Ministério da Educação visa melhorar a leitura e compreensão de texto dos jovens brasileiros
De acordo com um estudo publicado recentemente pela Programme for International Student Assessment (Pisa), metade dos jovens brasileiros, entre 15 e 16 anos, não têm o nível de leitura mínimo para exercício pleno da cidadania. Diante disso, o Ministério de Educação (MEC) está investindo em várias formas para poder reverter essa situação. Sendo uma delas o aprimoramento do livro didático, por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).
O documento divulgado pela Pisa, aponta o Brasil na posição 59 do ranking referente à leitura. Diante dessa informação, o MEC em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou o Edital nº 01/2021 – Coordenação Geral do Livro (CGPLI), do Ciclo 2023 – Anos Iniciais do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). O objetivo se trata de incentivar a leitura dos jovens através de livros didáticos, voltados para os anos iniciais do ensino fundamental, considerando evidências científicas e experiências nacionais e estrangeiras, visando a importância da leitura com fluência e da compreensão textual.
Em um comunicado feito pelo MEC, a assessoria informa que o edital é um dos resultados do compromisso do Ministério da Educação com a promoção da qualidade da educação pública e da superação dos desafios educacionais do país
Fonte: FGM e MEC
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025