Câmara, Senado e Ministério da Saúde anunciam diversas ações de combate à Covid-19
A Câmara dos Deputados, o Senado Federal e o Ministério da Saúde anunciaram nesta quarta-feira (14) diversas ações de combate à pandemia de Covid-19. A Federação Goiana de Municípios acompanha essas medidas que podem agregar na luta dos municípios, como a antecipação de recebimento de doses, a carteira de vacinação on-line, o aumento de “kit intubação” e a criação de um fundo emergencial para financiamento de ações contra o Coronavírus.
Referente a antecipação do recebimento de doses, a medida diz respeito ao imunizante da Pfizer, com a intenção de ampliar a vacinação dos brasileiros. Segundo o anúncio, cerca de 15,5 milhões de doses devem chegar a partir de abril. A previsão é que 1 milhão de doses já esteja no País no final deste mês. A previsão anterior do governo era de 14 milhões de doses até junho.
Outra medida anunciada foi que a Câmara deve votar na próxima semana, o projeto que cria a carteira da vacinação on-line. A proposta vai permitir que haja transparência na informação sobre o número de doses enviadas e o número de vacinas aplicadas nos estados e municípios. A carteira de vacinação on-line vai gerar o chamado passaporte verde para garantir a entrada de brasileiros já vacinados contra a Covid-19 em vários países do mundo que exigem o documento.
Ação que tramita na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 923/20 cria um fundo para financiar ações de combate à Covid-19 nas três esferas administrativas (União, estados e municípios). O Fundo Emergencial de Enfrentamento do Coronavírus (FEEC) será formado por 20% do patrimônio dos demais fundos públicos. Os recursos vão financiar ações como fortalecimento da infraestrutura do Sistema Único de Saúde (SUS) e abastecimento nacional de antivirais, vacinas e testes diagnósticos.
O Ministério da Saúde informou que o governo está atento à falta nos hospitais do chamado “kit intubação”, medicamentos sedativos e bloqueadores neuromusculares usados nos pacientes intubados. Em dez dias o estoque desses medicamentos já estará regulado. Será iniciado um pregão internacional para a compra do kit.
Outra ação declarada pelo Ministério foi a criação da Secretaria Extraordinária de Combate à Pandemia para concentrar esforços do Executivo para superação da crise sanitária. O órgão será comandado por Franciele Fontana, responsável pelo Plano Nacional de Imunização no Ministério da Saúde.
Fonte: FGM e Agência Câmara de Notícias
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025