Aprovado Projeto de Lei que garante auxílio emergencial de R$ 1 mil para guias de turismo
O Projeto de Lei nº 2968/20, de autoria do deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), foi aprovado em primeira votação na tarde de terça-feira, 20 de abril, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A propositura garante auxílio emergencial, no valor R$ 1 mil, aos guias de turismo que não possuam contrato de trabalho, cadastrados no Cadastur do Ministério do Turismo ou em entidades representativas até o dia 15 de março de 2020, e que não sejam titulares de benefícios assistenciais do Governo de Goiás.
Segundo o autor da proposta, o guia de turismo é o principal regente do espetáculo de visitação comercial, cultural e natural. “O guia organiza a vida do turista consumidor no espaço urbano, ele traça a logística do transporte e orienta o turista, de tal forma que até a sua relação de consumo é diferenciada. A atuação do guia agrega valor e enriquece a experiência do turista”, destaca o caput.
O deputado justifica a propositura afirmando que os guias estão sem renda desde março de 2020, quando foi decretada a situação de calamidade causada pela pandemia de covid-19. “Por ser profissional autônomo, quando não há trabalho, não há renda. O turismo foi o primeiro setor a ser paralisado e, sem qualquer dúvida, será o último a retomar suas atividades”, afirma o texto.
Fonte: FGM e Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025