Senado aprova PL que cria a Política de Inovação Educação Conectada (Piec)
O Senado Federal aprovou na quarta-feira, 9 de junho, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 142/2018 – do Poder Executivo – que cria a Política de Inovação Educação Conectada (Piec). Além disso, o PL prevê apoio à instalação de internet banda larga nas escolas públicas e fomento do uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. O projeto vai à sanção presidencial.
O Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves avalia como positiva este tipo de proposta para o municipalismo. “PL que promovam a equidade e desenvolva a educação nos municípios goianos, sempre serão defendidos pela FGM. A Proposta do Poder Executivo usará a tecnologia em benefício do ensino”.
A meta do projeto é reunir esforços de União, Estados, Distrito Federal e Municípios, bem como escolas, setor empresarial e sociedade civil, para assegurar as condições necessárias à inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica.
Para tornar isso realidade, são previstas ações de apoio técnico e financeiro para contratar serviços de internet e aquisição de dispositivos eletrônicos. Também prevê a disponibilização de materiais pedagógicos digitais em formato aberto e elaborados com a participação dos profissionais da educação.
O projeto traz como fonte de recursos para essas ações as dotações orçamentárias da União, as receitas provenientes de entidades públicas e privadas e os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A relatora do projeto, Daniella Ribeiro (PP-PB), disse que, durante a pandemia, com aulas sendo realizadas remotamente, os recursos tecnológicos se mostraram fundamentais.
Falta equipamento e internet
A Equipe técnica da Federação Goiana de Municípios (FGM) apresentou, em março deste ano, um levantamento feito a pedido do Gabinete de Articulação para Enfrentamento da Pandemia na Educação Pública de Goiás (Gaepe-GO), sobre as dificuldades enfrentadas pelas administrações municipais na operacionalização da educação nesse período pandêmico e de Regime de Atividades Não Presencias (REANP) nas escolas da rede municipal de educação.
A pesquisa foi feita por conta de uma mobilização da FGM junto aos gestores municipais. Na oportunidade, era feito uma pergunta central: “o município apresenta dificuldade com a conectividade dos alunos, quanto ao acesso as aulas remotas?”. Com análise das respostas, foi observado que 148 municípios responderam que “sim”, tinham dificuldades, 20 responderam “não” e 20 responderam “outra”, representando outra dificuldade.
Para conferir a pesquisa completa, clique aqui.
FGM
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025