Assembleia de Colegiados elege representantes das Microrregiões de Saneamento Básico

  • por

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), em parceria com a Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Agência Goiana de Municípios (AGM), realizou no dia 28/09 o lançamento das Microrregiões de Saneamento Básico (MSBs). O evento ocorreu no Centro Cultural Oscar Niemeyer, e contou com a participação da maioria dos prefeitos dos 246 municípios e tem como objetivo promover a universalização do saneamento básico do estado para trazer qualidade de vida aos goianos.

Durante o evento, também foi promovida a 1ª Assembleia Extraordinária dos Colegiados Microrregionais, com a presença do governador Ronaldo Caiado e de prefeitos da maioria dos 246 municípios.

Durante a solenidade, em Goiás foram instituídas três microrregiões formadas por um grupo de cidades, sendo: MSB Oeste (88 municípios), MSB Centro (88 municípios) e MSB Leste (70 municípios). Em cada uma, o Colegiado Microrregional é integrado por um gestor de cada município mais o governador do Estado, e são eles que têm o direito à votação, como instância máxima de decisões.

Na Assembleia, conduzida pela Seinfra, foram realizadas votações, em cada uma das três microrregiões, para a eleição: dos representantes dos municípios no Comitê Técnico e o secretário geral de cada Comitê; do representante legal da MSB, além da aprovação do Regimento Interno. A minuta do regimento – que passou pela deliberação e foi aprovada – já contemplava as sugestões da FGM e está disponibilizada aqui no site da Infraestrutura.

Como representantes do Estado no Comitê Técnico estão Adriana Pereira de Sousa (superintendente de Planejamento de Saneamento da Seinfra), Kaoara Batista de Sá (superintendente de Políticas Públicas em Saneamento, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente) e Pedro Sales (secretário da Infraestrutura). Durante a votação, Sales foi eleito como secretário geral de cada um dos comitês e ainda como representante legal de cada MSB.

O presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, parabeniza o governo de Goiás pela importante ação da regionalização do saneamento básico. Durante o evento, foi anunciado que agora os municípios podem apresentar a agência intermunicipal de regularização, também houve a proposta do encerramento dos lixões com a parceria do BNDS que e importantíssimos para ficar atentos aos prazos finais. “A FGM participou ativamente com sugestões de melhorias para regionalização do saneamento básico”, apontou o presidente.

 

Confira o resultado dos representantes municipais nos Comitês Técnicos:

MSB Centro

Priscila Inácio Guedes de Souza (Campos Verdes)

Nádia Tavares Cardoso de Morais (Goianira)

Arnaldo Castanheira Júnior (Itumbiara)

Ana Paula Martins de Alquimim (Itauçu)

Vanessa Oliveira Leitão Marinho (Nerópolis)

Everton Sergio Schmaltz (Goiânia)

Osvaldi Raioni Soares Assolari (Caturaí)

Celso Leonardo Marques Mendes (Uirapuru)

 

MSB Oeste

Marina Junqueira Lima (Itaberaí)

Priscila Inácio Guedes de Souza (Itapirapuã)

Eurípedes da Silva (Itarumã)

Gilberto Ferreira Morais (Jataí)

Garibaldi Rizzo de Castro (Mineiros)

Rodrigo Pedroso Moraes (Quirinópolis)

Franciele de Kássia de Oliveira Furtado (Rio Verde)

Hellena Makharu Duarte Campos (São Luís de Montes Belos)

 

MSB Leste

Maristela Rodrigues de Oliveira (Santa Tereza de Goiás)

Álvaro Leandro Barbosa Rodrigues (Novo Gama

Leonel Nascimento Carvalho Júnior (Rio Quente)

Humberto Neris Sampaio (Planaltina)

Rodrigo Garceis Rodrigues (Caldas Novas)

Laryssa Chrystyna Porto Antunes (Catalão)

Lívia Maria Dias (Alvorada)

Gilvan Elias Costa (Anápolis)

 

Seinfra e FGM