Campanha global de Desenvolvimento Urbano Sustentável inicia amanhã (1)

O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) inicia nesta sexta-feira, 1º de outubro, a campanha Outubro Urbano. Neste ano, o destaque é o papel das cidades na luta contra a emergência climática com o slogan “Cidades na linha de frente da ação climática”.
Durante o mês, a organização internacional chama a atenção para o papel das cidades que são responsáveis por cerca de 70% das emissões globais de dióxido de carbono, buscando estratégias de como fomentar cidades e vilas inclusivas, sustentáveis e neutras em carbono.
A campanha Outubro Urbano antecede os debates de duas conferências globais: a Conferência Innovate4Cities, que acontecerá virtualmente de 11 a 15 de outubro e a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontecerá entre 1º e 12 de novembro deste ano em Glasgow, no Reino Unido.
A campanha inicia com destaque para o Dia Mundial do Habitat, celebrado na próxima segunda-feira, 4 de outubro, com o tema “Acelerando a ação urbana para um mundo livre de carbono”, e encerra no Dia Mundial das Cidades, 31 de outubro, com o tema “Adaptando cidades para a resiliência climática”.
No Brasil, em comemoração às duas datas, a ONU-Habitat promoverá o Circuito Urbano 2021, que integra as ações do Outubro Urbano e Dia Mundial do Habitat e visa a incentivar gestores, universidades, setor privado, organizações não governamentais a promoverem debates e eventos para dar visibilidade ao tema.
Gestores municipais interessados podem acompanhar os debates virtuais, para ter acesso a programação clique aqui.
FGM e CNM
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025