Cidadania divulga repasse de recurso para incremento de ação socioassistencial devido ao COVID 19
O Ministério da Cidadania divulgou nesta sexta-feira, 08, a portaria Nº 378 que trata sobre o repasse de recurso extraordinário do financiamento federal do Sistema Único de Assistência Social para incremento temporário na execução de ações socioassistenciais nos estados, Distrito Federal e municípios devido à situação de Emergência do COVID-19.
Segundo a portaria, receberão o cofinanciamento os municípios que demonstrarem o regular funcionamento dos equipamentos da política de assistência social, em especial do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, por meio dos sistemas informatizados de monitoramento do Ministério da Cidadania.
O repasse de recurso extraordinário se dará diretamente do Fundo Nacional de Assistência Social – FNAS aos fundos de assistência social para os Blocos de Financiamento da Proteção Social Básica e Especial. O valor de referência será a parcela mensal potencial do seu cofinanciamento federal ordinário do mês de fevereiro de 2020 e se efetuará em 2 (duas) parcelas, cada uma equivalente a 3 (três) competências mensais do cofinanciamento ordinário.
A FGM lembra que os recursos deverão onerar o Programa de Trabalho 08.244.5031.21C0 – Enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus – COVID 19, na categoria econômica custeio.
A Federação Goiana de Municípios alerta que os Conselhos Municipais de Assistência Social deverão apreciar, acompanhar e fiscalizar a implementação das ações, os resultados e a prestação de contas dos recursos repassados na forma desta Portaria.
Leia aqui a Portaria 378
Fonte: Assessoria de Comunicação da FGM, por Pedro Fellipe
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
Campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes é tema de videoconferência

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025