Começa a coleta da 2ª etapa do Censo Escolar 2023
A coleta da segunda fase do Censo Escolar 2023 teve inicio nesta quinta-feira (01/02), e as instituições de ensino básico devem fornecer os dados até 11 de março, utilizando os formulários do Sistema Educacenso ou migrando informações. Nesta etapa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concentra-se na Situação do Aluno, avaliando o desempenho e a movimentação dos estudantes ao término do ano letivo.
Os dados coletados serão empregados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, que será divulgado em 2024 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep. As taxas de aprovação do Censo Escolar, juntamente com os resultados do Saeb, compõem o indicador usado para monitorar o desempenho de escolas e redes de ensino. Os resultados da segunda etapa do Censo Escolar serão anunciados em maio.
Essa pesquisa, coordenada pelo Inep, abrange todas as escolas públicas e privadas do país, fornecendo estatísticas fundamentais para o repasse de recursos federais e para o planejamento educacional. O Censo também fornece indicadores essenciais para entender a situação educacional do Brasil, unidades federativas e municípios, bem como escolas, auxiliando no acompanhamento das políticas públicas educacionais e servindo como base para o monitoramento do Plano Nacional da Educação (PNE).
Para mais informações, clique aqui.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas
27 jan 2025
Redes têm até 31/1 para cadastrar turmas no Brasil Alfabetizado
23 jan 2025
Governo Federal convida os gestores goianos para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas em 2025
22 jan 2025
Prova Nacional melhora a qualidade de professores efetivos
22 jan 2025