Começa aplicação do TIMSS no Brasil

Começou na última segunda-feira (2/08), a aplicação do Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciência (TIMSS) no Brasil. A avaliação será realizada até o dia 30 de setembro, para uma amostra de 56 mil estudantes brasileiros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pelo planejamento e pela operacionalização do estudo no Brasil.
O TIMSS avalia o desempenho, os contextos e a evolução dos alunos do 4º e 8º anos, a partir de evidências comparáveis entre os países que participam. O Brasil aderiu ao estudo, que é dirigido pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) em 2022. Além de medir o desempenho dos alunos, o estudo apura informações sobre as diferenças entre os sistemas educacionais dos países participantes.
O TIMSS inclui, ainda, uma série de questionários contextuais (preenchidos pelos alunos, pais ou responsáveis, professores e diretores de escola), que coleta dados sobre fatores domésticos, escolares e de sala de aula, associados à aprendizagem.
- Serão avaliados estudantes de escolas públicas e particulares das 27 unidades da Federação.
Características do TIMSS 2023:
COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Inep)
Compartilhar
Relacionadas

22 maio 2025
Atualização do CadÚnico é obrigatória para manter ou ingressar no ProBem

22 maio 2025
Governo de Goiás divulga programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025

22 maio 2025
Governo Federal lança novo ciclo do Minha Casa, Minha Vida com 130 mil moradias e reforça apoio a municípios de todos os portes

22 maio 2025