Curso de práticas de produção de texto inicia aulas virtuais


A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores que começou no dia 15 de dezembro, a formação gratuita de Práticas de Produção de Texto, uma iniciativa da Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). As aulas on-line acontecem no site do curso, dentro da plataforma Avamec, do MEC.
As inscrições estão abertas desde 14/11 e a capacitação receberá interessados de maneira contínua. Seus organizadores planejam distribuir os participantes em turmas de 5 mil alunos. Com 120 horas de duração, o público-alvo são professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. A iniciativa faz parte do programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização, e está no âmbito da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que inclui a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.
Dividida em 12 módulos, a formação aborda tópicos como comunicação e atuação, interpretação de fatos: causa e efeito, assunto e conclusão e manipulação de notícias. As atividades propostas abarcam o emprego correto da pontuação, conjugação de verbos, concordância, regência, conjunções e locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação. Além disso, procura despertar a criatividade e a expressividade, contribuindo para uma melhora da produção textual do estudante.
As inscrições são feitas, exclusivamente, pela plataforma virtual Avamec no link https://avamec.mec.gov.br/#/
Fonte: FGM com dados da MEC