Decreto amplica ações para infraestrutura urbana com a iniciativa privada no âmbito do PPI
O Governo Federal publicou o Decreto 10.678/2021, que amplia ações, estudos e modelagens de políticas públicas de infraestrutura urbana com a iniciativa privada no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI). O objetivo do texto publicado é impulsionar projetos-piloto voltados ao enfrentamento do déficit habitacional. A política habitacional disponibiliza uma carteira de possibilidades de estruturação de Parcerias Público-Privadas (PPP’s), por meio da solicitação do Ministério de Desenvolvimento Regional e de apoio ao conselho do PPI. O decreto também prevê estimular estudos e identificar desafios e oportunidades como novas alternativas na modalidade locação social.
Esses estudos podem ser apoiados pelo Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (FEP), instrumento criado pelo governo federal para fomentar a realização de concessões estaduais e municipais, tendo como finalidade exclusiva financiar serviços técnicos especializados com vistas a apoiar a estruturação e o desenvolvimento de projetos de concessão e PPPs.
Para saber mais sobre o tema PPP’s e Habitação, a entidade disponibiliza, em sua biblioteca, as publicações: Habitação e Planejamento Territorial e Concessões e Parcerias Público-Privadas: introdução às concessões de serviços públicos.
Fonte: FGM e CNM
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025
Municípios avançam na implementação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional

12 maio 2025