Dia Estadual de Protestos pela Autonomia Financeira dos Municípios acontece na próxima quarta-feira (13)

A Federação Goiana de Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM) vem, por meio deste, convocar a todos os Prefeitos e Prefeitas do Estado de Goiás a participarem do Dia Estadual de Protestos pela Autonomia Financeira dos Municípios, que ocorre na próxima quarta-feira (13/09). A data vem com a paralisação das atividades não essenciais das prefeituras goianas e com a concentração de todos os gestores, a partir das 9h, no auditório Carlos Vieira, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em defesa da autonomia financeira municipal.
Durante a audiência na Alego, uma comissão se reunirá com o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, da Assembleia Legislativa e com o Procurador Geral do Estado para esclarecer a situação dos municípios e as dificuldades encontradas. Na véspera desta audiência, na segunda-feira (11/09), os presidentes das entidades realizarão reunião para deliberação das pautas que serão encaminhadas durante a concentração.
A reunião ocorre de forma virtual, a partir das 15h, tendo o link disponibilizado na manhã da segunda-feira (11). Os presidentes expressam que é de extrema importância que todos os gestores se mobilizem e participem da reunião, que tem o intuito de debater as principais pautas que serão levadas às autoridades, com vistas à reivindicação de melhorias e da autonomia financeira dos municípios.
Motivação
As prefeituras não somente do Estado de Goiás, mas de todo o Brasil, têm enfrentado dificuldades financeiras nos últimos meses devido à queda de receitas e aumento de encargos e despesas. As principais queixas envolvem a queda do valor transferido por meio do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), assim como o represamento de emendas parlamentares durante 2023, que foi 64% menor do que no último ano.
Além disso, o crescimento do salário mínimo acima da inflação; o reajuste do piso salarial do magistério e a aprovação do piso nacional da enfermagem sem previsão orçamentária são alguns dos fatores que têm impulsionado esta crise. Diante do cenário atual, muitos prefeitos estão operando no vermelho e correndo o risco de serem enquadrados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por gastarem mais do que arrecadam.
Resultado e Perspectivas
Frente a esta problemática, as entidades municipalistas orientaram que, por enquanto, as administrações municipais não devem realizar quaisquer formas de reajuste ou progressão salarial, com vistas ao fechamento das contas. Ainda, que é necessário mobilização e organização Estadual e Nacional frente às autoridades para encaminhamento das dificuldades, como acordado para o próximo dia 13, como data para paralisação de atividades não essenciais no Estado de Goiás.
Também ficou determinado que, além do protesto Estadual, os gestores também apoiarão e manterão a data determinada do Protesto Nacional, mobilizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A paralisação Nacional ainda não tem data determinada, mas deve ocorrer ao fim do mês de setembro.
Valorize Meu Município
Ainda, com o objetivo de reunir todos os municípios do Estado de Goiás para garantir um repasse mais igualitário, será lançada, durante o Dia Estadual de Protestos pela Autonomia Financeira dos Municípios, a campanha Valorize Meu Município. A campanha tem como objetivo reivindicar mais investimentos para políticas públicas e um pacto federativo mais justo, além de valorizar a descentralização do poder e a participação ativa das comunidades locais na gestão pública.
O lançamento também será realizado na sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), durante audiência pública, às 9h. As entidades convidam a todos os prefeitos e demais autoridades a participarem e a aderirem ao movimento, que conta com uma identidade visual e materiais gráficos planejados pela FGM e AGM justamente para demonstrar a força e união dos municípios de todo Goiás.
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas

22 maio 2025
Atualização do CadÚnico é obrigatória para manter ou ingressar no ProBem

22 maio 2025
Governo de Goiás divulga programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025

22 maio 2025
Governo Federal lança novo ciclo do Minha Casa, Minha Vida com 130 mil moradias e reforça apoio a municípios de todos os portes

22 maio 2025