Escolas públicas das redes municipais e estadual aplicam nova avaliação de leitura

Como parte do Programa em Regime de Colaboração pela Criança Alfabetizada (AlfaMais Goiás), será aplicada a segunda avaliação de fluência leitora direcionada aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental. A avaliação será aplicada em todas as escolas públicas estaduais e municipais do Estado, entre os dias 4 e 14 de abril.

O objetivo da ação é diagnosticar o nível de alfabetização das crianças e fazer as adaptações necessárias na prática pedagógica de cada escola. A primeira avaliação de fluência foi aplicada em setembro de 2021.

A avaliação é conduzida pelo professor de cada turma, presencialmente na escola, a prova consiste na leitura de um conjunto de palavras e de um texto narrativo, além da resposta a três perguntas de interpretação. Toda a avaliação é gravada em áudio por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CaEd/UFJF).

No final de 2022, os estudantes do 2º ano devem passar por outra avaliação, o Saego Alfa. Por isso, os alunos serão avaliados no início e no final do 2º ano, série na qual a alfabetização da criança deve ser concluída, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resultados das últimas avaliações

Na última avaliação de fluência leitora, 66% dos estudantes foram diagnosticados como pré-leitores, conseguindo ler, em média, duas de cada 60 palavras. Por outro lado, 24% dos estudantes foram classificados como leitores, com leitura de 25 a cada 60 palavras, e 9% como leitores fluentes, lendo 46 de 60 palavras, em média.

Em contrapartida, a última avaliação do Saego Alfa indicou que 85% dos estudantes apresentaram desempenho avançado ou proficiente em leitura e escrita (49% avançado e 36% proficiente).

Isso significa que a maioria dos alunos lê e interpreta de forma satisfatória ou além do esperado para a série que frequenta. No Saego Alfa, somente 10% dos alunos tiveram desempenho básico e 6% abaixo do básico.

A divergência dos resultados das duas avaliações se explica pela diferença dos métodos de aplicação. Enquanto no Saego Alfa, a criança lê, interpreta e responde questões em uma prova impressa, a avaliação de fluência exige uma assertividade maior, de forma espontânea.

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