FGM comparece em outra edição do evento Acolhimento de Gestores do Cosems

Confirmando a parceria com o Consellho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems GO) a Federação Goiana de Municípios (FGM) compareceu a outra edição do evento Acolhimento de Gestores Municipais de Saúde 2021. A atenção Primária à Saúde foi um dos temas destaque do segundo dia do Acolhimento de Gestores 2021, realizado em Ceres na quinta-feira, 26.
Na abertura do evento, o Presidente da FGM, Cunha destacou que a união e o anseio de dias melhores têm que ser mantidos. “Imaginamos que o ano começaria diferente. Temos que ser resilientes quanto a espera de dias melhores, mas não podemos ficar parados. Juntos podemos criar políticas públicas de enfrentamento ao Coronavírus, e a segunda onda, garantindo que a população fique segura”.
A presidente do Cosems Goiás e secretária de saúde de Chapadão do Céu, Veronica Savatin, ressaltou que “Quando olhamos para a APS de forma ordenada, diminuímos o fluxo nas redes de urgência e emergência. O gestor precisa então conhecer as necessidades de saúde da sua população, o plano de governo do prefeito eleito e chamar a participação do Conselho Municipal de Saúde e as redes de atenção a saúde”, ponderou a gestora.
A assessora técnica do Cosems Goiás, Carla Guimarães, reforçou essa importância durante sua apresentação sobre o Previne Brasil. “Todos os gestores precisam fortalecer a APS para que ela de fato atenda às necessidades de saúde da população”. Complementando a programação matutina, a 1ª vice-presidente do Cosems Goiás, Andréia Abbes (SMS São João d’Aliança) apresentou a linha do tempo de responsabilidades dos gestores. O cronograma de execução do SIOPS (Sistema de Informações do Orçamento Público em Saúde em Saúde), além das Leis Orçamentárias e as obrigações contábeis dos secretários de saúde foram detalhados aos gestores presentes.
A programação do evento contou ainda com a participação online da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. O secretário Ismael Alexandrino explanou sobre a organização do Sistema Único de Saúde e os subsecretários reiteraram o tema, trazendo detalhes sobre o funcionamento da Rede de Atenção à Saúde no estado de Goiás, como as Policlínicas e os hospitais Cofinanciados.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, apresentou a estrutura do departamento aos gestores. Ela destacou a importância de identificar o perfil epidemiológico do município, pois somente o diagnóstico dessa realidade permitirá definir as ações a serem realizadas em seu território. “Se a gente executa sem base, o impacto não será o esperado. Vejam suas equipes e trabalhem primeiro traçando o perfil epidemiológico da sua cidade para saber onde trabalhar primeiro”, frisou.
Também estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Goiás, Venerando Lemes de Jesus, do Deputado Estadual Coronel Adailton, além da Diretoria e dos assessores técnicos do Cosems Goiás e as Apoiadoras da macrorregião.
Confirmação da parceria
Na oportunidade, o Presidente da FGM, Cunha premiando o Cosems pela parceria com a entidade, entregou a Presidente Veronica Savatin o Kit Brinde 2021/2024. “Este presente vem de encontro a tudo que representa esta parceria. A Presidente não poupa esforços para a capacitação dos secretários municipais de saúde e fazendo isso ajuda nas gestões dos prefeitos. A pasta da saúde é a mais importante da adminstração pública e está em grande relevância, a FGM vislumbra que parcerias construtivas só tendem a construir o progresso municipalista”.
Fonte: Assessoria de comunicação FGM e Cosems
Compartilhar
Relacionadas

22 maio 2025
Atualização do CadÚnico é obrigatória para manter ou ingressar no ProBem

22 maio 2025
Governo de Goiás divulga programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025

22 maio 2025
Governo Federal lança novo ciclo do Minha Casa, Minha Vida com 130 mil moradias e reforça apoio a municípios de todos os portes

22 maio 2025