FGM e AGM convidam municípios a participarem do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

O presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, participou nessa terça-feira (16), de reunião com Sandro Rodrigues, titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlão da Fox. O objetivo da visita ao gabinete do secretário foi falar sobre a adesão dos municípios à campanha “Xô Dodói”, de incentivo à vacinação de crianças e adolescentes.

No próximo dia 20 de agosto ocorre o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Os presidentes da FGM e AGM destacam que em todo o Estado existem 943 salas de vacinação distribuídas nos 246 municípios goianos, o que garante a vacinação o mais próximo possível à residência das pessoas. “A baixa procura pela vacinação coloca a criança numa situação de vulnerabilidade a doenças, consideradas graves. Convidamos os municípios a aderirem e incentivarem a vacinação e proteção das nossas crianças”, disse Haroldo Naves.

O secretário de saúde, Sandro Rodrigues, destacou a importância das parcerias.

“Fizemos uma reunião com o presidente da FGM e AGM, justamente para trazer mais adesão à campanha que tradicionalmente ocorre no mês de agosto. Essa parceria de aproximação entre o governo, federação e associação é para evidenciar que a vacinação está nos municípios e contamos com a participação dos pais”, destaca.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realizou nesta segunda-feira (15/8) a apresentação oficial da campanha publicitária “Xô Dodói” de incentivo à vacinação. O objetivo da iniciativa é estimular a população goiana a envolver-se de forma efetiva na Campanha de Multivacinação, desenvolvida com o propósito de vacinar as crianças com menos de 5 anos contra a poliomielite (paralisia infantil) e de atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes.

A campanha publicitária tem como estratégia principal a interação com as crianças visando o esclarecimento sobre a importância da vacinação. Ela tem como carro-chefe o jingle Xô Dodói e kits contendo quebra-cabeça, certificado de vacinação, máscara e cartela de adesivos. Além disso, foram confeccionados cartazes, banners com orientações sobre a vacinação e material educativo para ser trabalhado com profissionais da rede de educação.

A princípio, foram produzidos 80 mil kits com os itens interativos. O material, conforme adiantou Sandro Rodrigues, será distribuído às crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e em Escolas Municipais que ministram as séries da primeira fase do Ensino Fundamental.

FGM

por Rhaissa Emanuelle