FGM realiza palestra sobre pré-campanha eleições de 2020
A Federação Goiana de Municípios (FGM) realizou no dia 28 de maio, a segunda palestra por videoconferência, informando os gestores municipais e pré-candidatos sobre as eleições de 2020 com tema “Pré-campanha”, tendo como palestrante o técnico jurídico do TER-GO, Professor e Mestre, Alexandre Azevedo.
A videoconferência teve a participação Advogado eleitoral e Especialista em Direito Administrativo, Juberto Jubé e Advogado Especialista em Direito Eleitoral, Colemar Moura e o Especialista em direito Administrativo e Constitucional, Assessor jurídico da FGM, Celio Sanches Dos Reis, debatendo as formas de pré-campanha. Entender como ato de propaganda eleitoral pode leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura, mesmo que apenas postulada, a ação política que se pretende desenvolver ou razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício de função pública. Sem tais características, poderá haver mera promoção pessoal, apta, em determinadas circunstâncias a configurar abuso de poder econômico, mas não propaganda eleitoral.
Foram debatidos também a pré-campanha fora do tempo permitido, a participação dos candidatos em entrevista como programas, encontros ou debates em rádios ou em quaisquer outras mídias. Explicando com devem ser realizado os encontros, seminários ou congressos, em ambiente fechado e a expensas dos partidos políticos, para tratar da organização dos processos eleitorais, discussão de políticas, planos de governo ou alianças partidárias. O presidente da FGM, Haroldo Naves, explica que essa e mais uma ação da FGM para esclarecer aos gestores municipais sobre as diversas mudanças ocorridas para o pleito de 2020.
Acesse o material completo sobre a pré-campanha.
Fonte: FGM
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025