Governo de Goiás lança Campanha Aquecendo Vidas 2025

Com a chegada do período de baixas temperaturas em Goiás, o Governo do Estado lançou oficialmente, nesta segunda-feira (13/5), a Campanha Aquecendo Vidas 2025, que prevê a distribuição de mais de 105 mil cobertores a pessoas em situação de vulnerabilidade nos 246 municípios goianos. A solenidade aconteceu no Palácio das Esmeraldas, e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama do Estado, Gracinha Caiado, além de representantes de entidades municipalistas como a Federação Goiana dos Municípios (FGM) e a Associação Goiana de Municípios (AGM).
Durante o evento, a primeira-dama destacou o compromisso do Governo de Goiás com a dignidade e a proteção social da população mais vulnerável. “Esses cobertores representam mais do que um item de inverno. Eles simbolizam o respeito à vida, à dignidade e ao cuidado com o próximo. O Aquecendo Vidas é feito a muitas mãos, com o apoio dos municípios e das instituições que têm compromisso com a população”, afirmou Gracinha.
A diretora-geral da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Adryanna Caiado, alertou para os riscos que as baixas temperaturas representam para quem vive nas ruas ou em habitações precárias. “Cada cobertor entregue é uma resposta concreta à ameaça que o frio representa para essas pessoas. É uma ação que salva vidas e leva esperança”, disse.
Representando os gestores municipais, o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Paulo Vitor Avelar, reforçou o papel fundamental das prefeituras na execução da campanha. “A FGM se orgulha de ser parceira do Goiás Social nesta grande rede de solidariedade. É nos municípios que os cobertores chegam às mãos de quem realmente precisa, e isso só é possível com planejamento, união e sensibilidade social”, afirmou.
A campanha, coordenada pela OVG e pelo Goiás Social, terá investimento de R$ 5 milhões em 2025, e além da entrega direta de cobertores, mobiliza a população por meio de quase 50 pontos de coleta de agasalhos em Goiânia. Nestes locais, será possível doar mantas, jaquetas, moletom, blusas e cobertores até o dia 5 de junho.
Desde 2019, o Governo de Goiás já distribuiu mais de 470 mil cobertores, com investimento total superior a R$ 16 milhões, fortalecendo uma política pública que visa garantir conforto térmico e cuidado humano àqueles que mais precisam.
Distribuição descentralizada e apoio dos municípios
Os gestores municipais são os responsáveis por retirar os itens em Goiânia e organizarem a entrega localmente, garantindo que a assistência chegue aos bairros, comunidades e áreas rurais com maior vulnerabilidade. A presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-GO), Adriana Souza, reforçou a relevância da campanha: “É uma ação que aquece não só o corpo, mas o coração de milhares de famílias goianas”.
A solenidade também evidenciou o esforço conjunto de mais de 100 profissionais envolvidos diretamente na logística e organização da campanha, o que foi destacado por Paulo Vitor Avelar como símbolo da força do trabalho em equipe: “É por meio da união entre Estado, municípios e sociedade civil que conseguimos realizar entregas reais à população. Esta é uma gestão que trabalha com seriedade e compromisso”, concluiu.
A Campanha Aquecendo Vidas é uma das ações sociais mais abrangentes do estado, reforçando o papel de Goiás como referência nacional em políticas públicas voltadas ao cuidado com os mais vulneráveis.
Compartilhar
Relacionadas

14 maio 2025
3ª edição do Prêmio Escolas Sustentáveis: inscrições abertas

14 maio 2025
Programa Escola e Comunidade abre período de adesão para o Ciclo 2025

14 maio 2025
Municípios têm até 20 de maio para aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

14 maio 2025