Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
O governo federal publicou, no último dia 15 de janeiro, o Decreto Presidencial nº 12.358/2025, que institui o Programa Mais Professores para o Brasil, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC). Essa iniciativa tem como objetivo central a valorização e qualificação dos professores da educação básica, além de atrair novos profissionais para a carreira docente.
Principais destaques do programa:
Prova Nacional Docente (PND): Realização anual pelo Inep para seleção e ingresso de professores.Estados e municípios poderão aderir à PND em seus processos seletivos.
Pé-de-Meia Licenciaturas: Bolsa mensal de R$ 1.050 para estudantes de licenciatura com alto desempenho no Enem. Parte do valor será acumulada em poupança para ser resgatada após ingresso em redes públicas de ensino.
Bolsa Mais Professores: Incentivo financeiro mensal de R$ 2.100 para docentes que atuarem em regiões com carência de professores, além do salário pago pela rede pública.Durante o período da bolsa, os professores realizarão pós-graduação em docência.
Formação Continuada: Lançamento de uma plataforma digital centralizada com cursos de formação inicial, continuada e pós-graduações oferecidos pelo MEC e instituições parceiras.
Formação de professores: Parcerias com o Banco do Brasil e a Caixa para benefícios financeiros exclusivos, como cartão de crédito sem anuidade.Descontos de até 10% em diárias de hotéis por meio de parceria com o Ministério do Turismo.
O programa deverá beneficiar diretamente 2,3 milhões de professores e influenciar positivamente a qualidade do ensino de 47,3 milhões de estudantes.
Ações recomendadas aos gestores municipais:
Avaliar a adesão ao programa e às suas iniciativas, especialmente à Prova Nacional Docente.
Divulgar as oportunidades do Pé-de-Meia Licenciaturas e da Bolsa Mais Professores nas redes municipais.
Incentivar o uso da plataforma de formação continuada para capacitação dos docentes.
A implementação do programa é um marco na busca por superar desigualdades educacionais e melhorar a qualidade do ensino. Gestores, aproveitem esta oportunidade para fortalecer a educação em seus municípios
MEC
Compartilhar
Relacionadas
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025
FGM promoverá primeira Conferência Intermunicipal de Emergência Climática
7 jan 2025