Inscrições abertas para especialização em políticas educacionais

Estão abertas, até o dia 23 de maio, as inscrições para a especialização em Gestão de Políticas Públicas Educacionais e Transformação Digital, ofertada pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A formação, gratuita e na modalidade de educação a distância (EaD), é voltada a profissionais das secretarias estaduais, municipais e distrital de educação, servidores do MEC e da Ufal.
Com carga horária de 360 horas e duração prevista de sete meses — de junho a novembro de 2025 —, o curso será realizado por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ufal, com encontros síncronos às quintas-feiras à noite. O objetivo é capacitar os profissionais da educação para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas educacionais, com foco no uso de tecnologias digitais e inteligência artificial.
A grade curricular inclui temas fundamentais como desenho e implementação de políticas educacionais, uso de evidências para tomada de decisão, liderança e aplicações de IA no contexto educacional. Também serão abordadas ferramentas tecnológicas emergentes, análise de dados e sistemas inteligentes para recomendação de conteúdos, preparando os cursistas para lidar com os desafios contemporâneos da educação pública.
Ao todo, serão ofertadas 200 vagas, com distribuição entre ampla concorrência e cotas para pessoas negras, indígenas, com deficiência, transexuais, refugiadas, assentadas e servidores da Ufal. A seleção dos candidatos será feita com base na análise documental e carta de intenção, conforme estabelecido no Edital nº 2/2025.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), com execução da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e do Instituto de Computação da Ufal. Os interessados devem possuir diploma de graduação e realizar a inscrição pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da universidade. O início das aulas está previsto para 26 de junho.
Compartilhar
Relacionadas

15 maio 2025
Governo Federal atualiza regras do Bolsa Família para famílias em transição de renda

15 maio 2025
Déficit de R$ 136 milhões em repasses da União compromete serviços de Assistência Social nos Municípios

15 maio 2025
Municípios perdem R$ 6,3 milhões com corte no repasse do Bolsa Família

14 maio 2025