IQUEGO fecha parcerias para acessibilizar medicamentos de alta complexidade em Goiás


No mês de março a Industria Química do Estado de Goiás (IQUEGO) fechou parceria empresarial, com transferência de tecnologia, para produção e comercialização de produtos à base de cannabis medicinal. Além desta, outras duas parcerias foram firmadas, visando produção e comercialização de medicamentos e produtos prioritários à saúde.

Agora, a IQUEGO é o primeiro Laboratório Público no Brasil a firmar parceria para a produção e comercialização de produtos a base de cannabis medicinal. Esses medicamentos são usados geralmente para tratamento de epilepsia, esclerose múltipla, Parkinson, Alzheimer, etc. Embora ainda não exista uma legislação federal que trate sobre o assunto, vários estados no Brasil já possuem leis aprovadas e em outros estados tramitam projetos de leis, como é o caso de Goiás, que preveem fornecimento de medicação pelo Sistema Único de Saúde – SUS.

O laboratório foi fundado com a finalidade estratégica de produzir e comercializar medicamentos de baixo custo para atender as políticas públicas de saúde do país, servindo aos governos federal, estaduais e municipais. Assim, por ser um laboratório público, tem finalidade social de contribuir para o atendimento da demanda do SUS, portanto há a possibilidade da aquisição direta por entes públicos.

Desta forma, é importante apontar que o laboratório cumpre todos os requisitos para o fornecimento de medicamentos e/ou produtos por dispensa de licitação para quaisquer órgãos públicos que atendam ou administrem serviço de saúde pública, gratuita e/ou filantrópica. De acordo com a empresa, essas parcerias visam contribuir com as três esferas do governo no atendimento das Políticas de Saúde Pública, com vistas a promover melhoria na saúde, qualidade de vida dos pacientes e fomento da acessibilidade.

 

COMUNICAÇÃO FGM