MDS e parceiros promovem Semana da Avaliação 2025 em Brasília


Evento acontece de 20 a 22 de maio na sede da Fiocruz Brasília com inscrições já disponíveis. A iniciativa busca compartilhar experiências para melhorar políticas públicas, divulgar ferramentas e debater desafios metodológicos.

A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad) do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) organiza, junto a diversas instituições, a Semana da Avaliação 2025. Focada em “Práticas, conhecimentos e evidências em políticas públicas”, a ação visa fomentar intercâmbio de experiências, divulgação de ferramentas de gestão informacional e análise de desafios metodológicos. Interessados podem se inscrever pelo link disponibilizado.

Organizado conjuntamente com Enap, Fiocruz Brasília, Embrapa, SMA/MPO, Ipea, Fiocruz Mato Grosso do Sul e Ministério da Saúde, o evento será sediado nas instalações da Fiocruz Brasília. A programação se estenderá ao “Sexta com Debate”, tradicional encontro da Sagicad, marcado para 23 de maio no auditório do Térreo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios. Gestores públicos federais, estaduais e municipais que trabalham com monitoramento, avaliação e produção de evidências, além de pesquisadores, avaliadores e sociedade civil compõem o público-alvo.

Constam na programação mesas-redondas, painéis, oficinas e miniaulas. A Sagicad abordará desafios na institucionalização das avaliações de políticas públicas, análises de programas do MDS e ferramentas de apoio a políticas baseadas em evidências. Nas oficinas práticas, os participantes aprenderão a construir sistemas de monitoramento, desenvolver o Índice de Vulnerabilidade das Famílias do Cadastro Único (IVCad) e utilizar indicadores do Observatório do Cadastro Único e do Mapa Social para orientar decisões em política social.

As instituições parceiras contribuirão com temas relevantes como Organizações tradutoras de conhecimento, desafios no monitoramento de políticas para enfrentamento das mudanças climáticas, cultura de evidências em tempos de polarização e síntese de evidências para políticas.

“A Semana da Avaliação 2025 representa a continuidade do trabalho iniciado em 2024, de conexão com parceiros que promovem a construção e disseminação de ferramentas para aprimorar políticas públicas”, destaca Ana Carolina Pareschi, coordenadora de avaliação no DMA/Sagicad. “Temos uma excelente oportunidade para discutir os desafios às práticas de Monitoramento e Avaliação”, acrescenta.

Geraldo Andrade Filho, diretor de Monitoramento e Avaliação, ressalta que transformar conhecimento gerado em ações efetivas constitui um dos maiores desafios das unidades dedicadas à avaliação de políticas públicas. “Esta edição pretende discutir e difundir práticas de disseminação de evidências. Esperamos avançar e conhecer novas técnicas com os demais participantes”, afirma.

O encerramento ocorrerá no “Sexta com Debate”, quando será lançado o Caderno de Estudos nº 38 sobre Crescimento Inclusivo, com palestras de Massimiliano Mascherini, do Eurofound, e Raquel Freitas, Coordenadora-Geral de Produção de Indicadores da Sagicad.