MEC e Caed divulgam avaliação contínua de aprendizagem
Foi encerrado no dia 26 de abril, as videoconferências de divulgação dos resultados das avaliações contínuas de aprendizagem por região do Brasil, que aconteceram durante toda a semana. As apresentações foram realizadas de 22 a 26 de abril, pelo canal do Ministério da Educação (MEC) no YouTube, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed).
O exame faz parte da Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e foi criado para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas. A expectativa é analisar o aprendizado dos estudantes e, com isso, guiar práticas, para uma educação de qualidade.
As videoconferências serviram para orientar as redes em relação aos resultados do Ciclo I da Plataforma de Avaliação. Com os dados em mãos, as redes de ensino e os educadores terão a possibilidade de direcionar as ações pedagógicas para atender às necessidades de aprendizagem apontadas nos resultados e pensar em atividades direcionadas, que serão avaliadas para o Ciclo II, entre os meses de junho e julho. Além disso, nos dias 29 de abril e 6 de maio, serão lançadas orientações pedagógicas voltadas às intervenções direcionadas ao 2º e 5º ano do ensino fundamental.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, busca unir os esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o 2º ano do ensino básico. Ele é executado por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
MEC
Compartilhar
Relacionadas
24 dez 2024
Atenção gestores! O STF suspende pagamento de R$ 4,2 bilhões do orçamento da União, até cumprimento de critérios de transparência
17 dez 2024
Estão abertas inscrições para o Programa de Epidemiologia para Gestores de Saúde 2025
17 dez 2024
Ministério da Saúde promoverá uma live para responder dúvidas sobre o PAC
12 dez 2024