Medidor de Educação Conectada afere qualidade da conexão


O Ministério da Educação (MEC), por meio da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, disponibiliza para as redes de ensino o software Medidor de Educação Conectada, ferramenta gratuita. Por meio do medidor, o usuário pode conferir diversos indicadores da qualidade da conexão da escola, como a velocidade da internet, tanto para download quanto para upload; saber a latência (ping) da rede e como está a qualidade da internet na escola.

O Medidor Educação Conectada está disponível para ser baixado nos sistemas operacionais Windows ou Linux. A ferramenta deve ser instalada, preferencialmente, em um computador da escola que permaneça ligado durante o dia e a noite e que esteja conectado, também preferencialmente, via cabo, à rede de internet utilizada pelos estudantes. A ação pode ser realizada pelo próprio gestor escolar, sem a necessidade de um técnico de tecnologia.

Escolas Conectadas

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, instituída pelo Decreto nº 11.713, de 26 de setembro de 2023, é um esforço do governo federal, em colaboração com os sistemas de ensino, para direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos e o apoio à aquisição e melhoria dos dispositivos e equipamentos em todas as escolas públicas de educação básica do país.

Para atingir esses objetivos, a Estratégia Nacional vai definir, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas, de modo a garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula; e coordenar todos os recursos e atores do governo federal envolvidos no tema, garantindo a prioridade de conectar todas as escolas públicas da educação básica do Brasil até 2026.

A conectividade adequada para fins pedagógicos permite a realização de atividades pedagógicas e administrativas online; o uso de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica; a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar, composto por salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

As redes estaduais e municipais de ensino podem aderir ao programa por meio do Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Mais informações podem ser obtidas no número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC.

Cartilha da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Educação)