Ministério da Saúde divulga incentivo de R$ 7 reais por aluno para ações de saúde bucal na escola

O Diário Oficial da União (DOU) divulgou nesta segunda-feira (01/07), a portaria GM/MS 4.636/24, que estabelecem incentivo financeiro para custear as ações de saúde bucal em apoio ao Programa Saúde na Escola (PSE).
O incentivo destinado aos Municípios será de R$ 7 por aluno matriculado, direcionado a todas as escolas públicas. Os recursos devem ser utilizados para ações educativas, aplicação tópica de flúor, tratamento restaurador atraumático, kit de higiene bucal e materiais educativos. Para aderir, os Municípios interessados podem manifestar interesse por meio da plataforma e-Gestor AB. A adesão inicia hoje e fica disponível até o dia 5 de julho de 2024.
E importante que os gestores fiquem atentos ao curto prazo, de apenas cinco dias, para adesão dos Municípios ao incentivo financeiro. Para a entidade, o prazo reduzido dificulta a avaliação dos gestores municipais sobre a adesão, comprometendo a inclusão dessas ações no planejamento do Município.
Além disso, apesar de reconhecer a importância de ações dessa natureza, em razão do baixo valor repassado por aluno. Os gestores devem avaliar com cautela a adesão ao incentivo e realizar o planejamento orçamentário financeiro considerando as contrapartidas exigidas.
A Federação Goiana de Municípios (FGM) explica que e necessário haver mais repasses de recursos do Ministério da Saúde aos Municípios, já que a implementação efetiva dessas ações demanda custos elevados, uma vez que dependem de profissionais e materiais odontológicos, para que sejam efetivamente realizadas.
Confira aqui a relação do seu município.
Compartilhar
Relacionadas

25 abr 2025
Governo Federal divulga cronogramas para execução de emendas individuais de bancada

25 abr 2025
Inscrições para o Programa de Compliance Público Municipal 2025 ira até 29 de abril

24 abr 2025
FGM realiza primeira edição da Escola Goiana de Formação de Gestores Municipais de Esportes

24 abr 2025