Ministério da Saúde prorroga período de adesão ao Programa Saúde na Escola


O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para adesão ao ciclo 2025/2026 do Programa Saúde na Escola (PSE). Estados e municípios agora têm até o dia 28 de março para formalizar sua participação por meio da plataforma e-Gestor AB, seguindo as orientações do módulo PSE.

Neste novo ciclo, terão prioridade as creches, pré-escolas, escolas localizadas em áreas rurais, indígenas, quilombolas e em assentamentos, além das escolas que atendem a medidas socioeducativas. Também serão priorizadas as instituições com mais de 50% de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família e as que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essas escolas poderão receber um incentivo adicional, conforme a disponibilidade orçamentária.

Com 18 anos de atuação, o PSE continua ampliando suas ações nos territórios, respeitando as diversidades socioculturais e a autonomia dos educadores. Entre suas principais ações, destaca-se a “verificação da situação vacinal”, que, desde 2023, tem contribuído para o aumento da vacinação de crianças e adolescentes.

No biênio 2023/2024, o programa alcançou 1,5 milhão de estudantes a mais do que no biênio anterior, totalizando 24,9 milhões de alunos atendidos, comparado aos 23,4 milhões de 2021/2022.

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Agricultura)