Ministério do Turismo define novas regras para repasse de recursos a municípios e entidades

Foi publicada no dia 31 de março a Portaria nº 6/2025 do Ministério do Turismo, que estabelece novos critérios e procedimentos para a formalização, execução e prestação de contas de convênios e contratos de repasse. As mudanças impactam diretamente municípios e entidades que buscam captar recursos federais para projetos voltados ao setor turístico.
As novas diretrizes passam a valer apenas para convênios e contratos firmados a partir da data da publicação da portaria. Para acessar os recursos, as propostas deverão apresentar alinhamento com a Política Nacional de Turismo e o Plano Nacional de Turismo, atender às normas de acessibilidade e, quando aplicável, promover ações de prevenção ao tráfico e à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
Além disso, os projetos devem estar enquadrados nos objetos de apoio definidos pelo Ministério. Entre eles estão a promoção do turismo no mercado interno, o incentivo a eventos turísticos, a qualificação profissional no setor, o turismo sustentável e responsável, e o estímulo à participação da iniciativa privada. A Portaria detalha 14 categorias de apoio, cada uma com requisitos específicos.
O documento também traz novas regras para prestação de contas e penalidades, com o objetivo de aumentar a eficiência e a transparência na aplicação dos recursos públicos. O Ministério do Turismo informou que pretende oferecer capacitações e orientações técnicas para facilitar a adaptação dos proponentes às novas exigências.
Com essas mudanças, a expectativa é fortalecer a governança e mitigar riscos na execução financeira dos projetos, garantindo maior efetividade nas ações que impulsionam o desenvolvimento do turismo em diversas regiões do país.
Compartilhar
Relacionadas

22 maio 2025
Atualização do CadÚnico é obrigatória para manter ou ingressar no ProBem

22 maio 2025
Governo de Goiás divulga programação oficial do Circuito das Cavalhadas 2025

22 maio 2025
Governo Federal lança novo ciclo do Minha Casa, Minha Vida com 130 mil moradias e reforça apoio a municípios de todos os portes

22 maio 2025