Movimento Municipalista realiza reunião com Presidente da República em Brasília
Na tarde desta quarta-feira (14/06), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizou reunião com representantes das entidades municipalistas de todos os Estados do Brasil. O encontro, que teve o objetivo de fortalecer a parceria entre o Governo Federal e os municípios brasileiros, foi realizado no Palácio do Planalto.
Durante a reunião, Lula ressaltou que não é possível fazer políticas públicas sem realizar parcerias com os municípios. “Não acredito que seja possível alguém governar o país corretamente sem levar em conta a importância dos municípios, porque é lá que as coisas acontecem”, completou o presidente.
Dentre as pautas prioritárias levantadas durante o encontro, estavam o piso de enfermagem e a redução de alíquota de contribuição previdenciária para os Municípios (PL 334/2023), aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal.
A reunião contou com a presença de diversos gestores municipais, presidentes das associações e federações municipalistas de todo o Brasil. Além disso, também estiveram presentes ministros, para debater pautas destinadas às suas respectivas pastas. Desta forma, foram apresentadas demandas relacionadas à falta de investimentos em infraestrutura, educação e saúde.
O presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves, esteve presente e afirmou que este é um momento em que é necessário o fortalecimento do diálogo entre os entes federados, para que os municípios tenham voz e a União consiga voltar seu olhar para as prefeituras.
De acordo com ele, o Presidente da República fez um compromisso de estar aberto ao diálogo e às pautas municipalistas e que uma série de demandas pendentes, que o movimento municipalista está articulando, foram apresentadas durante o encontro. “Foi um encontro muito importante para estabelecer esse diálogo e esperamos, agora, novas etapas para começarmos a avançar em pautas específicas. Saímos esperançosos da reunião.”
COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas
24 dez 2024
Atenção gestores! O STF suspende pagamento de R$ 4,2 bilhões do orçamento da União, até cumprimento de critérios de transparência
17 dez 2024
Estão abertas inscrições para o Programa de Epidemiologia para Gestores de Saúde 2025
17 dez 2024
Ministério da Saúde promoverá uma live para responder dúvidas sobre o PAC
12 dez 2024