Nova diretoria da Federação Goiana de Municípios é diplomada para o quadriênio 2025-2029


Com a casa cheia, a nova diretoria da Federação Goiana de Municípios (FGM) foi diplomada nesta quinta-feira (24/04), em solenidade realizada no Paço Municipalista Maguito Vilela, em Goiânia. O evento marcou o início do quadriênio 2025-2029 sob a presidência do prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, eleito com mais de 90% dos votos válidos em eleição realizada no último dia 11 de abril.

A eleição da chapa Municipalismo Forte e Independente foi resultado de um amplo consenso entre os prefeitos goianos, refletindo o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela gestão anterior e a confiança em uma liderança comprometida com a defesa dos municípios. Embora já empossado oficialmente na última terça-feira (22/04), durante cerimônia no Palácio das Esmeraldas, Paulo Vitor foi diplomado ao lado dos demais membros da diretoria na solenidade desta quinta-feira.

Composta por mais de 70 prefeitos de todas as regiões do estado, a nova diretoria da FGM reflete a pluralidade e a força do municipalismo goiano. Na Diretoria Executiva, estão como 1º vice-presidente o prefeito de Crixás, Allan Paes Xavier; como 2ª vice-presidente, a prefeita de Rio Quente, Ana Paula Lima de Oliveira Machado; como 3º vice-presidente, o prefeito de Anhanguera, Marcelo Martins de Paiva; como 4º vice-presidente, o prefeito de Acreúna, Claudiomar Contin Portugal; e como 5º vice-presidente, o prefeito de Caiapônia, Argemiro Rodrigues Santos Neto. A diretoria também conta com o ex-presidente da entidade e ex-prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, como diretor executivo financeiro, e com José Maurício Mendes, também de Campos Verdes, como diretor legislativo.

A ocasião também marcou a reinauguração da sede da FGM, que agora passa a se chamar Paço Municipalista Maguito Vilela, em homenagem ao ex-governador de Goiás e defensor histórico do municipalismo. O evento contou com a presença de diversos prefeitos, assim como o vice-governador Daniel Vilela (MDB), o presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), José Délio Júnior, o superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto e o deputado estadual Lineu Olímpio. 

Presente na solenidade, o vice-governador Daniel Vilela destacou o sucesso do modelo de gestão adotado em Goiás, baseado na parceria entre Estado e municípios. Segundo ele, essa união tem garantido avanços e uma das melhores avaliações do país. “O povo está feliz com seus gestores, e isso é resultado de um trabalho conjunto, de mãos dadas entre Estado e prefeituras”, afirmou.

O agora ex-presidente da FGM, Haroldo Naves, que esteve à frente da entidade por dois mandatos consecutivos, passou o cargo ressaltando os avanços conquistados, como o aumento de municípios filiados à entidade, a criação de importantes prêmios, como o prêmio Íris Rezende Machado, além do adicional de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para setembro e o fortalecimento institucional da entidade. “Deixo a presidência com a certeza de que a FGM está mais estruturada e ainda mais respeitada em nível nacional”, disse Haroldo.

Em seu discurso de diplomação, Paulo Vitor Avelar fez um reconhecimento ao trabalho de Haroldo Naves, destacando o legado deixado. O novo presidente reforçou o compromisso com a união dos gestores, a defesa do municipalismo e o trabalho técnico e apartidário da FGM, além de ressaltar a importância da parceria com a Associação Goiana dos Municípios (AGM) para o fortalecimento das pautas municipalistas no estado.

“Hoje o momento é outro. Vamos aproveitá-lo com humildade, responsabilidade e dedicação. Que esta casa seja, de fato, um espaço de apoio e auxílio aos municípios. Espero que, daqui a quatro anos, tenhamos o mesmo sentimento de dever cumprido e a mesma alegria que o Haroldo está tendo hoje, ao entregar seu mandato com a cabeça erguida. Que Deus nos permita corresponder às expectativas e fazer jus à confiança de cada um. Estou muito honrado com essa missão”, declarou Paulo Vitor.

COMUNICAÇÃO FGM