Nova edição do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde é lançada após revisão


No dia 17 de janeiro de 2025, o Ministério da Saúde lançou a 2ª edição do Guia de Saúde do Homem para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A nova publicação é uma versão revisada e atualizada do guia original de 2016, trazendo conteúdos ampliados e temas emergentes relacionados à saúde masculina, masculinidades e estratégias para melhorar o acesso dos homens à Atenção Primária à Saúde (APS). Este material visa também qualificar o cuidado integral que os ACS podem desenvolver em sua rotina de trabalho.

A publicação é especialmente significativa, pois coincide com o marco de 15 anos da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), celebrado em 2024. Como ressaltado pelo coordenador de Atenção à Saúde do Homem, Celmário Brandão, o guia reforça o compromisso com uma APS mais equânime e abrangente, auxiliando na organização e reestruturação das gestões municipais neste início de 2025.

O guia aborda diversas temáticas de relevância estratégica para a saúde masculina, incluindo:

  • Direitos sexuais e reprodutivos;
  • Prevenção e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs);
  • Paternidade responsável e cuidado;
  • Prevenção de violências e acidentes;
  • Saúde do trabalhador;
  • Saúde mental e uso de álcool e outras drogas.

Além disso, o material destaca a importância do papel dos ACS em identificar e conectar os homens às Unidades Básicas de Saúde (UBS), contribuindo para o fortalecimento do acolhimento e da promoção da saúde nos territórios. O guia também incentiva a busca ativa, promovendo maior participação masculina no autocuidado, no contexto familiar e no planejamento reprodutivo.

Serão impressos 70 mil exemplares do guia, que serão enviados para as 27 unidades da federação, garantindo que todas as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) no Brasil tenham acesso. A versão virtual do guia já está disponível na Biblioteca Virtual em Saúde para consulta imediata.

A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Correia, destacou que o guia atende às necessidades dos ACS ao trabalhar com o público masculino, que muitas vezes apresenta desafios específicos para o cuidado. A nova identidade visual e o conteúdo abrangente tornam o material uma ferramenta essencial para aprimorar o trabalho das equipes nos territórios. 

Além da versão virtual, serão impressos 70 mil exemplares dos guias e enviados às 27 unidades da federação, para serem distribuídos para todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do país. 

Assista ao evento de lançamento aqui..

MS