Os resultados das eleições municipais em goiás – 1 Turno


A Federação Goiana de Municípios – FGM, divulga os principais resultados das últimas eleições municipais em nosso Estado, nessas eleições 5,1 milhões de eleitores estavam aptos a exercerem seu direito ao voto, e foram eleitos 243 prefeitos(as) e em 3 cidades haverá o segundo turno.

Perfil dos prefeitos(as) eleitos:

                Alguns resultados chamam a atenção de todos, houve a maior taxa de reeleição desde os anos 2000, em Goiás 86,57% dos atuais gestores que concorreram a reeleição obtiveram a vitória, assim teremos na próxima gestão, 52,43% dos prefeitos(as) serão reeleitos e 44,57% serão de novos.

                A eleição de mulheres em goiás foi de 14,22%, pouco acima da média nacional que foi de 13%. Embora este percentual seja um pouco maior que as eleições anteriores, ainda resta um longo caminho para que as mulheres possam conquistar mais espaços na política municipal.

                Quanto a idade, a média dos eleitos(as) são de 50 anos, igual a média nacional, e entre os que obtiveram a vitória em goiás, 45% se declararam negros, e 91% tem a educação básica completa (Ensino médio ou superior completo).

                Estes números evidenciam um perfil bem interessante dos futuros prefeitos(as) em Goiás, segundo o presidente da FGM, Haroldo Naves “Podemos a cada nova eleição verificar que a gestão de nossos municípios é cada vez mais complexa e desafiadora, mas é preciso reconhecer que esta taxa maior de sucesso na reeleição demonstra que os eleitores estão reconduzindo as boas gestões.”

A força dos partidos políticos dos eleitos

                Dos mais de 30 partidos políticos registrados no Brasil, 25 apresentaram candidatos a prefeito em Goiás e apena 16 obtiveram êxito nas urnas. O grande campeão nestas eleições foi o União Brasil com a eleição de 94 gestores(as), não por coincidência é o mesmo partido do Governador do Estado, o que demonstra sua força em Goiás. O MDB elegeu 46 prefeitos(as) e o PP elegeu outros 26, assim estes três partidos detém 166 cidades ou 68% do total em Goiás.

                Segundo o presidente da FGM, “Estes resultados corroboram o forte alinhamento entre o Governo do Estado e os Governos Municipais neste próximo mandato, o que deve significar um relacionamento bastante profícuo para a melhora da qualidade de vida de nossos cidadãos goianos.”

Confria aqui a relação dos prefeitos eleitos