Prazo termina hoje para inscrição de experiências em educação integral

Encerra-se hoje, sexta-feira (16/05), o prazo para inscrição de experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos voltados à educação integral em tempo integral. A iniciativa, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem como objetivo mapear boas práticas desenvolvidas em todo o país. A ação faz parte do programa Escola em Tempo Integral, que busca ampliar o número de matrículas nessa modalidade na educação básica. As inscrições devem ser realizadas por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras.
Os critérios da chamada pública estão no Edital nº 2/2025. O objetivo é identificar e divulgar experiências bem-sucedidas que contribuam para alcançar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE): oferecer educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas, atendendo no mínimo 25% dos estudantes da educação básica.
As experiências devem abranger escolas e creches da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) com oferta de tempo integral, incluindo todas as modalidades de ensino. As redes também podem apresentar trabalhos de gestão da secretaria de educação. As inscrições devem ser realizadas por representantes das secretarias municipais e estaduais.
Para participar, é necessário enviar o Roteiro de Relato disponível no Anexo 1 do edital, relacionando a experiência a um dos seis eixos: Gestão Democrática e Participação Social; Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas; Territórios, Culturas e Saberes; Diversidade, Inclusão e Equidade; Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica; e Intersetorialidade e Articulação em Rede.
O processo seletivo conta com sete etapas: pré-seleção, análise, classificação, decisão preliminar, recursos, decisão final e divulgação dos resultados. A análise será feita por uma comissão de profissionais e pesquisadores convidados pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA) da UFMG e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. O resultado será divulgado no portal do MEC em 23 de junho.
Na avaliação, serão considerados aspectos como diversidade regional e cultural, etapas de ensino, densidade demográfica, número de matrículas, tempo de implementação e resultados alcançados.
As iniciativas selecionadas serão divulgadas por meio de:
- Mapa de Experiências: repositório interativo que poderá incluir até 5.597 experiências de todo o país.
- Mostra Nacional: evento presencial em Brasília para troca de experiências entre até 125 iniciativas selecionadas, com financiamento para dois representantes de cada projeto.
- Caderno de Narrativas: e-book com até 25 experiências, elaborado a partir de visitas de campo e concessão de bolsas de pesquisa.
- Rede de Trocas: intercâmbio entre escolas e secretarias por meio de seminários e visitas, financiando a participação de representantes de até 75 experiências.
- Produção Audiovisual: material para divulgar desafios e inspirações das experiências selecionadas.
O programa Escola em Tempo Integral estimula a criação de matrículas com jornada igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais em toda a educação básica, priorizando escolas com estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O Governo Federal oferece apoio técnico e financeiro para propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Compartilhar
Relacionadas

16 maio 2025
Desmatamento em Goiás tem queda de 71,9%

16 maio 2025
Ministério da Cultura inicia nova fase do SNIIC com foco em dados e fortalecimento das políticas culturais

16 maio 2025
Novo Prontuário Eletrônico do SUAS promete mais agilidade e integração com CadÚnico

16 maio 2025