Previsão de março ao mês de maio aponta estagnação do FPM
A previsão da Secretaria do Tesouro Nacional – STN para o trimestre de março a maio, divulgada dia (11), indica estagnação do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, conforme análise feita pela área de finanças da Federação Goiana de Municípios – FGM. Pelo comunicado da STN, março terá um desempenho negativo, em relação a fevereiro, com queda de 44,5%. Ao todo, deverão ser repassados aos municípios goianos, neste mês, R$ 266.372.730,34. Nas tabelas 01 e 02, com cálculo da FGM, é demonstrado a previsão dos repasses para os dias 20 e 30 de março.
Ressaltamos que, confirmando a previsão da STN, este será o segundo mês em que haverá uma queda em relação ao ano de 2019. As previsões para abril e maio são positivas, em relação ao mês anterior e sinalizam para um ganho nominal, na comparação com o ano anterior, de 3,21% no acumulado.
Todavia, esta análise não considera as perdas inflacionarias, que se calculadas deixariam o FPM com um crescimento negativo e isto praticamente no meio do ano. Para o presidente da FGM, prefeito Haroldo Naves, “a situação é preocupante, porque é o final de uma gestão, os prefeitos e prefeitas têm de fechar as contas da sua administração e justo neste momento enfrentamos uma situação com baixo crescimento do FPM, que é a principal fonte de receita dos municípios”.
Veja aqui o valor do seu município para o 2º decêndio
Veja aqui o valor do seu município para o 3º decêndio
Fonte: FGM com dados da STN
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
Campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes é tema de videoconferência

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025