Protocolo de uso do Guia Alimentar para gestantes é lançado
O Guia Alimentar para a População Brasileira é um dos documentos mais importantes já lançados pelo Ministério da Saúde, reconhecido e aclamado mundialmente. Agora foi lançado um complemento específico sobre a alimentação durante a gravidez: o Protocolo de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar da gestante, disponível online e para download.
O objetivo é fornecer subsídios aos profissionais de saúde, para que orientem as gestantes da forma mais adequada. A má alimentação está no topo do ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo, sendo o que mais contribui para a mortalidade.
Em 2020, das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS), 51,9% apresentavam excesso de peso (que compreende o sobrepeso e a obesidade); e 76% consumiram algum alimento ultraprocessado no dia anterior da entrevista, segundo o Relatório Público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.
A melhoria nas condições alimentares da população pode prevenir uma em cada cinco mortes no mundo. O protocolo defende que na gestação é particularmente relevante o cuidado com a alimentação.
O consumo de uma grande variedade de alimentos in natura e minimamente processados, além da ingestão de água, é uma das principais recomendações, pois ajudam a suprir a necessidade de nutrientes fundamentais para esse evento da vida, como ferro, ácido fólico, cálcio e vitaminas A e D. A alimentação saudável durante a gravidez favorece o bom desenvolvimento fetal e a saúde e o bem-estar da gestante, além de prevenir o surgimento de agravos, como diabetes gestacional, hipertensão e ganho de peso excessivo.
Protocolo
Destinado a profissionais de saúde de nível superior, para uso no âmbito do atendimento clínico individual, o protocolo organiza a abordagem à usuária em fluxograma. Primeiro, o profissional deve preencher o formulário de marcadores de consumo alimentar do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional com as respostas coletadas da gestante no momento da consulta.
Depois, ele poderá seguir o fluxograma, priorizando as mensagens (curtas e diretas) mais importantes para a alimentação saudável daquela paciente, ou seja, as orientações são personalizadas. Além disso, também há sugestões práticas para todas as gestantes abrangendo, inclusive, a higienização de alimentos e o ambiente onde são feitas as refeições e estratégias de superação de possíveis obstáculos.
Depois, ele poderá seguir o fluxograma, com a priorização das mensagens que são mais importantes para a construção de uma alimentação mais saudável para a paciente. As recomendações estão estruturadas, inicialmente, com uma orientação principal seguida por sugestões práticas para orientar o que pode ser feito pela usuária, uma justificativa para essas orientações e, por fim, algumas estratégias de superação de possíveis obstáculos.
Para conferir o protocolo completo, clique aqui.
FGM e MS
Compartilhar
Relacionadas
17 jan 2025
Governo Federal publica decreto que institui programa mais professores
16 jan 2025
Gestores municipais devem cadastrar dados no novo Sistema Habilita do FNDE
13 jan 2025
Segundo repasse do ICMS de janeiro será pago amanhã 14/01
9 jan 2025