Repasse do Governo Federal para piso da enfermagem deve ser feito até 21 de agosto

Em cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde, ficou estabelecido que o primeiro repasse do auxílio complementar da União para o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem para estados e municípios deve ocorrer até o próximo dia 21. Os servidores federais das categorias de enfermagem ligados ao Ministério da Saúde já receberam três parcelas do valor complementar relativo aos meses de maio, junho e a parcela de julho. A partir de agora, o Ministério da Saúde segue a programação para o pagamento das parcelas até dezembro, além do 13º salário, totalizando nove etapas em 2023.

O início do repasse só foi possível após a conclusão de um levantamento de dados dos profissionais da enfermagem junto aos estados, municípios e Distrito Federal. Isso permitiu a melhor apuração dos valores a serem repassados a cada ente da federação. Os gestores locais preencheram a base de dados na funcionalidade criada e lançada pelo Ministério da Saúde, através do Fundo Nacional de Saúde (FNS), para subsidiar o cálculo da assistência financeira complementar prestada pela União aos entes subnacionais.

Para o pagamento do piso, o governo federal destinará R$ 7,3 bilhões. De acordo com o Ministério da Saúde, a pasta tem mantido encontros periódicos com o Fórum Nacional da Enfermagem. Em continuidade a esse amplo debate e transparência das informações, será divulgada uma cartilha detalhando o processo de pagamento do recurso complementar garantido pelo Governo Federal para apoiar a implementação do piso da enfermagem.

 

COMUNICAÇÃO FGM