Sede da FGM recebe o nome de Paço Municipalista Maguito Vilela

A sede da Federação Goiana de Municípios (FGM) foi reinaugurada nesta quinta-feira (24/04) e, a partir de agora, passa a se chamar oficialmente Paço Municipalista Maguito Vilela, em homenagem ao ex-governador de Goiás e um dos maiores defensores do municipalismo no Estado. A solenidade integrou o ato de diplomação da nova diretoria da entidade e contou com a presença de prefeitos, lideranças políticas e autoridades estaduais, entre elas o vice-governador Daniel Vilela, filho do homenageado.
Ao receber a homenagem, Daniel Vilela apontou alegria e gratidão pela escolha do nome da nova sede da FGM. Ele destacou que esta é a segunda homenagem que a entidade presta a Maguito Vilela, reforçando o reconhecimento ao legado deixado por seu pai na defesa do municipalismo. Daniel relembrou que, apesar de ter ocupado diversos cargos públicos ao longo da carreira, foi na gestão municipal que Maguito se sentiu mais realizado. “Ele sempre dizia: fui vereador, governador, senador, mas onde mais me realizei foi na condição de prefeito”, destacou.
O agora ex-presidente da FGM, Haroldo Naves, que deixou o cargo após dois mandatos consecutivos à frente da entidade, também destacou o legado de Maguito. “Maguito Vilela sempre foi uma referência de diálogo, de construção coletiva e de defesa firme dos municípios” ressaltou.
A mudança do nome da sede representa não apenas uma homenagem a um líder histórico, mas também reforça o propósito do espaço: ser um ambiente de acolhimento, suporte e articulação para os gestores municipais. O Paço Municipalista Maguito Vilela é, agora, o ponto de encontro dos prefeitos goianos, onde podem trocar experiências, buscar apoio técnico e institucional e fortalecer a luta por mais autonomia e recursos para os municípios.

Durante o evento, também foram inauguradas novas salas que prestam tributo a lideranças municipais que deixaram um legado de dedicação ao serviço público. A Sala dos Prefeitos passou a se chamar Zildinha Resende, em memória da prefeita de Doverlândia, falecida em 2019. Zilda foi uma gestora ativa, conhecida por sua sensibilidade e compromisso com a população.Já a Sala de Reuniões recebeu o nome de Valdeci Portes, ex-prefeito de Santa Terezinha de Goiás, falecido em 2021. Reconhecido por sua liderança e trabalho incansável, Valdeci é lembrado como um exemplo de dedicação ao desenvolvimento local.

COMUNICAÇÃO FGM
Compartilhar
Relacionadas

25 abr 2025
Paulo Vitor Avelar, novo presidente da FGM, entrega Prêmio Maguito Vilela a Lineu Olímpio e Haroldo Naves

25 abr 2025
Nova diretoria da Federação Goiana de Municípios é diplomada para o quadriênio 2025-2029

25 abr 2025
Governo Federal divulga cronogramas para execução de emendas individuais de bancada

25 abr 2025