SUS prorroga suspensão do cumprimento de metas por prestadores de serviços de saúde
A Federação Goiana de Municípios (FGM) informa aos gestores goianos que foi publicado nesta quinta-feira (24), a Lei 14.061/20 prorroga até o final deste mês a suspensão do cumprimento de metas pelos prestadores de serviços de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida alcança hospitais, clínicas, laboratórios e outros que prestam serviços para a rede pública e privada.
A legislação do SUS prevê que, para receberem os repasses financeiros integrais pelos serviços, os prestadores devem cumprir metas qualitativas e quantitativas. Hospitais filantrópicos, por exemplo, dependem disso para continuarem com a isenção de tributos. O adiamento das metas por 120 dias a partir de 1º de março já tinha sido aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado como Lei 13.992/20, mas o prazo acabou em 28 de junho e o setor continuou enfrentando os desafios decorrentes da pandemia da Covid-19.
Cirurgias eletivas, por exemplo, foram adiadas, comprometendo as metas dos hospitais e impactando o equilíbrio financeiro das instituições. Com as novas regras, porém, fica garantida a integralidade dos repasses financeiros independentemente das metas. Eles passaram a ser feitos com base na média da produção dos últimos 12 meses, e não mais em função dos serviços efetivamente produzidos. Para corrigir o problema, a lei sancionada nesta semana restabelece o mecanismo anterior à pandemia, atribuindo aos gestores estaduais e municipais de saúde a aprovação da produção para o pagamento pelo Faec.
Já os recursos represados do fundo referentes aos meses de março a junho deste ano deverão ser pagos em parcela única pelo Ministério da Saúde, também após aprovação desses gestores. A Lei 14.061/20 originou-se do PL 3058/2020, de autoria do deputado Pedro Westphalen (PP-RS) e outros quatro parlamentares.
Fonte: FGM com dados da CNM.
Compartilhar
Relacionadas

13 maio 2025
Campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes é tema de videoconferência

13 maio 2025
CNM prepara documento com demandas municipais para aprimorar decreto sobre saneamento básico

13 maio 2025
MEC amplia prazo para adesão ao Programa Escola que Protege

12 maio 2025