SUS recebe 400 mil doses de insulina de ação rápida para tratamento de pessoas com diabetes

Na última segunda-feira (26/06), o Ministério da Saúde recebeu mais de 400 mil unidades de insulina análoga de ação rápida. A ação permitirá a continuidade do tratamento de 67 mil pessoas que vivem com a diabetes mellitus tipo 1 e retiram o medicamento pelo SUS em todo o Brasil. A previsão é que a remessa seja distribuída para todos os estados e Distrito Federal nos próximos dias e que outras remessas sejam entregues ao longo do ano, garantindo o abastecimento até julho de 2024.

O quantitativo é resultado do pregão eletrônico, cujo contrato foi assinado no dia 20 de junho. Desta forma, pelas regras do pregão, a empresa pode fazer a entrega do produto em até 60 dias após a assinatura do contrato. No entanto, diante da dificuldade de aquisição do medicamento e risco de desabastecimento, o Ministério da Saúde antecipou a entrega, garantindo o recebimento da insulina de ação rápida em menos de um mês após a conclusão do processo de compra.

Desde a incorporação da insulina análoga de ação rápida ao SUS, o Ministério da Saúde realiza sua aquisição de forma centralizada. No entanto, a Pasta vem enfrentando, nos últimos anos, dificuldade na compra do medicamento – reflexo também da escassez mundial do produto. Dois pregões para compra do medicamento com registro no país, o primeiro realizado em agosto de 2022 e o segundo em janeiro de 2023, não receberam propostas.

 

COMUNICAÇÃO FGM (Fonte: Ministério da Saúde)