Transporte escolar: Municípios têm até 28 de fevereiro para prestar contas do Pnate

Os gestores municipais têm até 28 de fevereiro para encaminhar as informações sobre os recursos recebidos em 2021 nas contas do Programa Nacional de Transporte do Escolar (Pnate).
Os dados devem ser enviados por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (Sigpc), gerenciado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Finalizada a prestação de contas pelo gestor municipal, compete ao Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) emitir o seu parecer pelo Sistema de Gestão de Conselhos (Sigecon), até 30 de abril.
Para realizar sua prestação de contas, clique aqui.
Alimentação escolar
Encerrou em 15 de fevereiro o prazo final para que os Municípios enviassem a prestação de contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Gestores que ainda não providenciaram o envio das informações no sistema devem fazer o quanto antes sob pena de deixarem de receber os repasses federais.
O Conselho de Alimentação Escolar (CAE), por sua vez, tem até 31 de março para enviar o parecer no Sigecon.
Reprogramação de saldos
Saldos não utilizados em 2021 devem ser reprogramados para 2022, observando o percentual permitido na legislação do Pnate e do Pnae, que é de 30%. O valor que ultrapassar essa porcentagem não precisará ser devolvido ao FNDE, porém será descontado do que o Município tem para receber neste exercício.
FGM e CNM
Compartilhar
Relacionadas

21 maio 2025
Prefeita Rita de Cássia representou Goiás no Movimento Mulheres Municipalistas e reforça presença feminina na política

19 maio 2025
FGM Participa Ativamente do Primeiro Dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

19 maio 2025
MDS atualiza normas da Regra de Proteção do Bolsa Família

19 maio 2025