FGM e TCM promovem seminário sobre licitação e contratações públicas

Na manhã desta quinta-feira (16), o auditório da Federação Goiana de Municípios (FGM) recebeu o Seminário de Licitação: fundamentos de contratações públicas. O evento, conduzido pelo presidente Haroldo Naves, contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), conselheiro Joaquim de Castro. O seminário apresentou noções e explicações sobre o processo de licitação.
Haroldo Naves destacou que a capacitação envolve procedimentos importantes para a execução de contratações. Além disso, afirmou que os prefeitos devem ficar atentos às pautas no Congresso Nacional. “Muitas pautas no Senado e na Câmara são contras aos interesses dos Municípios. Devemos cobrar nossos representantes para defender o interesse municipalista”, destacou.
Joaquim Castro disse que o TCM, parceiro do seminário, segue na busca de aproximação dos gestores municipais com o objetivo de capacitar as gestões locais. Para ele, a função do tribunal vai além de punir os Municípios, mas mostrar caminhos e alternativas para que possam errar menos. “Os gestores também devem ficar alertas quanto à contratação de assessorias, principalmente a jurídica. Em processos de contratação e licitação, os assessores devem ficar presentes, próximos no cotidiano”, afirmou.
A coordenadora da Escola Goiana de Gestão Pública, Reila Naves, destacou a importância de os gestores municipais buscarem qualificação, visando o andamento das gestões locais. “Devemos buscar a capacitação para sairmos na frente e ter êxito durante o mandato, que acabou de iniciar”, comentou.
A primeira palestra foi comandada pelo palestrante Vinícius Bernardes Carvalho, que abordou as noções
gerais sobre o processo de licitação, desde o planejamento até à obrigação do processo licitatório. “A administração deve levar em consideração o funcionamento de todas as áreas da gestão em paralelo, com tudo funcionando em sintonia. Com isso, o primeiro passo é o planejamento”, concluiu.